Lisboa – a São Francisco da Europa

Lisboa – a São Francisco da Europa

Lisboa

Lisboa (e os portugueses) já não passam despercebidos no mundo da tecnologia.

E a prova disso é o artigo presente na ZDNet sobre Lisboa. Este site americano fez um paralelismo entre a capital portuguesa e a cidade norte-americana de São Francisco para demonstrar as várias “pontes” que ligam estas cidades.

A ZDNet, um dos maiores sites de tecnologia do mundo, escreveu um artigo sobre a nova “casa” da Web Summit (nos próximos três anos) onde começa com o título em jeito de adivinha: “Grande ponte vermelha, developers, startups: adivinhem a cidade por detrás deste boom tecnológico (sugestão: não é São Francisco)”.

Referindo as diversas condições de similaridade entre as cidades e destacando a parecença das pontes 25 de Abril e Golden Gate, o artigo revela que esta revolução tecnológica que decorre em Lisboa se deve em parte à crise económica que afetou o nosso país, fazendo com que as pessoas se aventurassem nos seus projetos e se dedicassem a novas áreas. O ensino superior teve também um papel fundamental, ajudando a impulsionar este boom tecnológico.

Fizeram parte desta revolução empresas bem conhecidas e bem sucedidas como a Mobicomp (empresa de serviços movéis, sediada em Braga, que foi vendida à Microsoft em 2008), a FarFetch (loja online que vende roupa de marca de mais de 400 boutiques), a Veniam (empresa que constrói e opera redes wireless de carros e outras coisas em movimento) ou a Uniplaces (startup que aluga apartamentos a universitários por todo o mundo).
Vasco Pedro, fundador da Unbabel (empresa de tradução em grande escala – websites, FAQ, etc) falou à ZDNet e disse:


“De repente, criar uma startup em Portugal não era um problema. Tu dizes para ti mesmo: não tenho um emprego seguro de qualquer das formas. Poderia muito bem ter o meu projeto.”


Por fim, são referidos outros benefícios de Lisboa e do resto do país como o custo baixo do alojamento, o bom clima comparável ao da Califórnia (de acordo com o autor) e um acolhedor ambiente.

Deixe uma resposta