“Internet das Coisas” (IoT) – uma tendência que vem para ficar

“Internet das Coisas” (IoT) – uma tendência que vem para ficar

Internet das Coisas (IoT)

A Internet é um fenómeno global que veio para ficar. Sendo uma forma fácil de ligar tudo a todos, a Internet das Coisas (IoT) permite que se possa estar em contacto com todos os nossos instrumentos diários.

Todos os dias estamos ligados à rede, seja para visitarmos as páginas dos nossos amigos no Facebook, seja para ver os resultados das nossas equipas preferidas. A Internet serve para estas pequenas coisas, mas não só. Quantas vezes já não se perguntaram, enquanto estão no trabalho, que comida têm no frigorífico ou o que vão fazer para o jantar? Quantos não se questionam se deixaram as janelas do carro ou até mesmo as de casa fechadas?

Pois bem, estes problemas cada vez são menos problemas. Com a IoT, verificar todos estas situações cada vez é mais fácil. Com a evolução dos gadgets, a Internet surge em cada e qualquer canto para ligar o mais pequeno e insignificante objeto a cada um de nós. Tudo o que é preciso é uma ligação à rede.

“A Internet das coisas é uma revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da
comunicação e cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless e a nanotecnologia.”

in Wikipédia

Num estudo recente, realizado em novembro de 2015, a Gartner mostra que neste momento, a nível mundial, cerca de 29 por cento das empresas e organizações tiram partido da Internet das Coisas. No ano de 2016, a empresa de consultadoria norte-americana prevê um aumento exponencial da IoT, tornando-se, segundo esta, uma “tecnologia” mainstream em muitas indústrias já neste ano.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) vai permitir saber à distância muita informação que só se conseguiria obter estando mesmo à frente dos objetos.

Neste mesmo estudo, que inclui feedback de profissionais de TI de 18 diferentes setores espalhados pelos cinco continentes, após 2016, 14 por cento das empresas planeiam implementar a IoT. Apesar disto, 38 por cento das empresas estão reticentes, não tencionando implementar as IoT.

Concluindo, tudo aponta para o crescimento da Internet of Things: as grandes marcas, como a Samsung e a LG, estão a fazer um grande esforço para promover esta nova forma de ligar tudo e as organizações e empresas estão cada vez mais recetívas a esta nova tendência. Certamente, é um investimento seguro e imprescindível para as empresas do futuro.

Com a evolução das diferentes tecnologias, as empresas têm a necessidade de se adaptar e/ou readaptar às últimas novidades e cabe-nos a nós fornecer todas as ferramentas e utensílios para que os nossos clientes saiam a ganhar com todos estes avanços tecnológicos.

 

Deixe um comentário