IVA

Faturar para o estrangeiro: Com ou sem isenção de IVA?

O IVA varia de país para país, seja dentro ou fora da Comunidade Europeia, desta forma foi criado para colmatar esta questão um sistema chamado de VIES.

A VIES é um sistema controlado pela União Europeia que permite confirmar a validade da isenção de IVA, seja nos bens ou nos serviços.

Dentro ou fora da União Europeia todas as transações beneficiam de isenção de IVA.

Vendas a empresas fora da União Europeia

As vendas fora da União Europeia tem também isenção. O país importador terá de fornecer provas de que os bens foram exportados para um país fora da União Europeia, só desta forma é que será possivel deduzir as despesas relacionadas com o IVA da exportação.

Vendas a empresas da União Europeia

Neste caso as vendas a empresas da União Europeia terão isenção de IVA, mas só será aplicada esta isenção sempre que se conseguir confirmar o número de identificação do sujeito passivo no VIES.

Caso haja uma impossibilidade de identificação, deverá cobrar-se o IVA à taxa aplicada.

Vendas a particulares

As vendas a particulares dentro ou fora da União Europeia não tem isenção de IVA, desta forma deverá ser aplicada a taxa de IVA respetiva do país de destino.

Caso as vendas para esse país superarem o limite que varia entre 35 mil a 100 mil euros, terá de ser efetuado um registo fiscal no país.

Emitir faturas com ou sem isenção de IVA de forma simples?

Com o ERP inWork nunca foi tão simples e fácil faturar no estrangeiro com ou sem isenção de IVA.

Através de uma interface dinâmica e apelativa, o inWork aumenta a produtividade da empresa, reduz custos de manutenção, centraliza toda a informação e automatiza processos de trabalho, sejam eles dentro ou fora da empresa, garantindo assim a mobilidade do seu negócio.

Para emitir uma fatura com ou sem isenção deverá aceder ao menu Clientes no inWork, de seguida deve editar ou criar uma ficha de cliente. Depois da ficha de cliente estar criada deverá introduzir a moeda, o país, a morada, e a tabela de IVA aplicável.

Por fim é só faturar segundo os parâmetros definidos no inicio, desta forma o inWork agiliza processos e oferece aos seus clientes uma experiência simples e rápida sem complicações.

Para saber mais basta aceder em: www.inwork.software

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *