Fatura Proforma

Fatura Proforma: saiba quando e como utilizar

As empresas que vendem serviços despendem muito tempo a criar orçamentos pois é algo necessário neste comércio. Mas será que as empresas que comercializam produtos também necessitam de criar orçamentos? A resposta é não, estas empresas podem optar pela fatura proforma.

O que é uma fatura proforma, que vantagens oferece e quando deve ser utilizada?

A fatura proforma é um documento sem validade fiscal, é uma fatura idêntica a uma fatura comercial no que ao conteúdo diz respeito e fornece uma descrição exata dos produtos a serem transacionados. Este documento sempre que criado deverá ser comunicado à Autoridade Tributária (AT).

As informações que devem constar de numa fatura proforma são: 

  • Nome e morada do vendedor e do comprador;
  • Preço unitário e total dos produtos;
  • Produtos da transação;
  • Documentos da transação e do pagamento;
  • Peso e dimensões da mercadoria a transacionar;
  • Custos de transporte;
  • Data de entrega prevista da mercadoria;
  • Taxa de IVA aplicada em vigor;
  • Descontos, caso sejam aplicados.

Quais são as vantagens em utilizar?

Utilizar uma fatura proforma traz vantagens sobretudo nas transações internacionais. Como são faturas com um modelo criado específico tornam-se documentos mais fáceis de analisar do que os orçamentos. 

Caso pretenda vender bens para o estrangeiro utilizar este documento ajuda no controlo alfandegário, informando as autoridades fiscalizadoras como adquiriram a mercadoria em questão. Caso essa venda seja feita para países onde a moeda é diferente da dos país de origem, este documento também ajuda a comparar custos.

Por fim este documento auxilia ainda na previsão da tesouraria.

Quando deve ser utilizada?

As fatura proforma devem ser utilizadas em casos de transações internacionais, mas também em transações comerciais nacionais. Como não é necessário liquidar o IVA, estas devem ser emitidas sempre que achar necessário. 

Após o cliente final concordar com os termos descritos na fatura proforma, esta deverá passar a fatura recibo com os mesmos dados e informações que a fatura proforma contem.

Como emitir faturas proforma de forma simples

O software de gestão (ERP) inWork simplifica a gestão do seu negócio, facilitando de forma intuitiva a criação e a comunicação de faturas proforma à Autoridade Tributária (AT).

Todos os dados relacionados com o seu negócio encontram-se seguros e tratados de conforma confidencial, tal como o Regulamento Geral de Proteção de Dados assim o exige.

Saiba mais em: www.inwork.software

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *