Segurança

A segurança da sua empresa deve ser uma preocupação permanente

Existem diversas plataformas gratuitas que muitas vezes trazem transtornos para as empresas, se o produto é gratuito o mais provável é que o utilizador seja o pagamento do serviço. Ao utilizarmos um serviço gratuito devemos ter em conta os riscos que este pode vir a ter a nível de segurança para os utilizadores e para os seus dados.

Serviços com publicidade

O modelo de negócio de muitos serviços gratuitos passa pela venda de publicidade no seu site, criando assim um meio de sustentação fácil para esses serviços.

O problema destes serviços é que lidam com dados de empresas, dados confidenciais e dados que jamais deveriam ser tornados públicos, coisa que em muitos casos acontece e se pode tornar um problema grave de lidar para as empresas que detém os dados pessoas dos seus clientes.

Muitos desses dados são sensíveis e só podem ser tornados públicos com o consentimento do proprietário.

Riscos de segurança

Data Crawlers são um dos principais problemas atualmente, empresas que queiram roubar ideias de projectos inovadores e que estão a ser desenvolvidos utilizam este tipo de método para obter a informação desejada.

Desenvolver projetos através de softwares e serviços gratuitos deixam a sua empresa exposta a violações de segurança e vulnerável para possíveis ataques.

Softwares nocivos como ransomware estão sempre à espreita de softwares desatualizados e com pouca segurança, depois de entrar no sistema operativo de uma empresa este propaga-se rapidamente e infeta o sistema.

O ransomware restringe o acesso ao sistema infectado e encripta/bloqueia toda a informação que possa estar nas máquinas. Este pede um pagamento exorbitante em criptomoedas e se esse pagamento não for efetuado os arquivos podem ser perdidos ou até mesmo publicados. Mais grave ainda, mesmo fazendo o pagamento pedido não é garantido que os dados sejam desencriptados e voltem a estar utilizáveis.

Empresas como a Google, Facebook, Microsoft, etc, preocupam-se com a segurança dos dados dos seus utilizadores pois sabem o risco que estes podem trazer se forem publicadas.

Todas as empresas empresas devem assumir os riscos que um sistema pode vir a ter e proteger-se de forma consciente, prevenindo assim futuros problemas de segurança.

Medidas de segurança

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) veio regular a salvaguarda dos dados pessoais e sensíveis que as empresas possuem nas suas bases de dados.

Mas existem outras preocupações que as empresas devem ter, evitar a utilização de software livre com recurso a publicidade é uma delas, bem como a encriptação desses dados.

Tradicionalmente, na segurança, a generalidade das empresas instala um sistema que não prevê:

  • Tempo de reposição;
  • Complexidade de sistemas;
  • Erro humano;
  • Desastres naturais.

Para colmatar estas anomalias o inWork criou um produto que dá pelo nome de inWork Security, este produto monitoriza o sistema de informação (estrutura lógica) integral 365 dias por ano e repõe o sistema de forma adequada à organização.

Regulamento Geral de Proteção de Dados de dados implica a implementação de um sistema de gestão de segurança capaz de assegurar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliência dos dados.

O inWork Security ajuda-o a cumprir com o regulamento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *