Rapport

Confiança e Rapport no mundo empresarial

Estabelecer confiança e rapport com o cliente ou lead é fundamental para otimizar o relacionamento, gerar mais vendas e credibilidade nas empresas.

Rapport refere-se à técnica de criar empatia com outra pessoa. É possível os clientes sentirem que se identificam imediatamente com uma determinada empresa.

Mas como é que se consegue isso, como é que se quebra o gelo e esse processo começa, em que a comunicação flui, há um entendimento e abertura mútuos e a capacidade de se pôr no lugar do cliente.

Para algumas pessoas parece ser fácil, até mesmo intuitiva a habilidade de compreender e criar uma relação de confiança com alguém em poucos minutos, contudo existem elementos e técnicas do rapport que se podem aprender e pôr na prática, os quais se irão abordar neste artigo.

Contacto Visual

Através do contacto visual pode ser possível ver o que está para além das palavras.

Comunicação verbal/Não verbal

Ao escutar e observar o cliente, o representante da empresa pode tentar compreendê-lo e perceber se ele está ou não recetivo.

Suspender o julgamento

Para se estabelecer rapport com alguém é necessário suspender todo e qualquer tipo de julgamento em relação ao outro.

Sorria mais durante o atendimento

O sorriso desperta empatia.

Trate os seus clientes pelo nome

Chamar o cliente pelo nome é uma maneira de lhe mostrar que se importa com ele.

Técnica do espelhamento

A técnica do “espelho” é colocada em prática pela incorporação da linguagem corporal do seu interlocutor, e ajuda a criar empatia.

Técnica da reciprocidade

Ao partilharmos interesses em comum é mais provável que o cliente se sinta à vontade para fazer o mesmo e, assim ficamos a conhecê-lo melhor.

Quando se estabelece rapport é mais fácil construir um relacionamento que pode levar à fidelização do cliente. E é precisamente esse relacionamento com o cliente construído na base da confiança, que vai exigir um serviço de qualidade e no fim lhe vai dar uma experiência agradável.

Para que lhe possamos prestar esse serviço de qualidade e, após descobrir quais as suas necessidades e problemas, devemos escolher um ERP integrado que possa garantir a vantagem competitiva para o seu negócio. É aqui que entra o ERP inWork.

O ERP inWork tem uma interface bastante intuitiva e dinâmica. É fácil de usar e adapta-se às necessidades de cada cliente. É um software de gestão completo, na medida em que lhe permite fazer a gestão de vendas, compras, stocks, financeira, contabilidade, produção, CRM, recursos humanos, entre outros.

Pode também estar disponível através da Internet num servidor Cloud.

Saiba mais em: www.inwork.software

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *