A importância da gestão do tempo numa empresa

A importância da gestão do tempo numa empresa

Gestão de tempo

Albert Einstein disse “falta de tempo é uma desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”.

Pois bem, neste artigo iremos abordar sugestões sobre como fazer uma boa gestão do tempo na empresa. Para começar iremos falar um pouco sobre o que se entende por este assunto. Este é o processo de planear para otimizar o tempo e as atividades, bem como tornar a empresa mais produtiva.

Mas porque é que é importante preocuparmo-nos com isto? Porque há inúmeros benefícios para a nossa empresa que advêm de uma boa gestão do tempo, tais como:

  • Aumento na produtividade e eficácia;
  • Melhor reputação e reconhecimento profissional;
  • Melhor utilização de recursos;
  • Redução de erros e imprevistos;
  • Maior credibilidade operacional;
  • Redução do stress e melhoria da qualidade de vida do funcionário;
  • Melhor ambiente de trabalho;
  • Entre outros.

Agora que já falámos dos benefícios, podemos então passar às estratégias a implementar de forma eficaz:

Planear

No ambiente empresarial existem objetivos a cumprir e em prazos específicos. Para se atingirem esses objetivos existe a necessidade de haver um planeamento. Nesta fase devem-se evidenciar as atividades a ser desenvolvidas para alcançá-los.

Criar uma agenda de compromissos

Ao criar uma agenda de compromissos estão-se a passar para o papel as nossas ideias sobre o que nós planeamos fazer e quando planeamos fazê-lo. Isso ajuda-nos a organizá-las.

Estabelecer prioridades

Numa empresa existem várias tarefas a ser executadas, todas elas com um prazo, e todas elas têm que estar prontas a tempo e horas.

Assim, devem ser estabelecidos graus de prioridade para as atividades. Elas podem dividir-se em urgentes, importantes e não urgentes.

A grande vantagem de se fazer este tipo de raciocínio é que vamos conseguir assim dividir o tempo assertivamente, com resultados em tempo oportuno.

Delegar atividades

É importante delegar tarefas, que podem ser delegadas para os membros da equipa. Isso vai-lhe permitir otimizar o seu tempo e também ajuda os seus colaboradores a aprenderem coisas novas, bem como a adquirir mais responsabilidades.

Ser organizado

Esta é uma característica muito valorizada e necessária na administração do tempo nas empresas, pois se não formos organizados iremos enfrentar dificuldades no timing certo das tarefas e iremos desperdiçar tempo valioso.

Documentar erros

Documentar os erros efetuados durante o processo é importante para evitar repeti-los, o que levaria a uma perda de tempo.

Usar o software de gestão adequado à sua empresa

Com o ERP inWork vai poder usufruir de:

  • Uma integração das informações sobre todas as áreas da empresa;
  • Uma adaptação ao seu negócio;
  • Maior agilidade na capacidade de resposta e análise;
  • Fácil acesso;
  • Segurança;
  • Preparação para responder às alterações constantes da legislação;
  • Garantia de assistência e suporte;

Saiba mais em www.inwork.software

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *