Planeamento estratégico para a sua empresa

Planeamento estratégico para a sua empresa

Planeamento

Planeamento é o que permite que a empresa se organize e torna os processos mais eficientes, orienta as empresas na tomada de decisões e na posterior distribuição dos recursos, devendo por isso envolver todos os elementos da empresa.

“Você não pode ser tudo para todos. Se você decidir ir para o norte, não poderá ir para o sul ao mesmo tempo.Jeroen De Flander

Na prática, o planeamento estratégico é uma atividade de gestão organizacional utilizada para:

  • Definir prioridades;
  • Conhecer e analisar recursos;
  • Fortalecer operações;
  • Assegurar que as equipas de trabalho estão a ir de encontro às metas comuns;
  • Estabelecer os objetivos;
  • Avaliar e ajustar a direção de um negócio;
  • Avaliar oportunidades de negócio;

Após todos os objetivos estarem definidos, é importante criar um plano de marketing. Este investimento vai ajudar os seus potenciais clientes a saberem da sua existência, a criarem um relacionamento com a sua marca e eventualmente comprarem os seus produtos.

Para além disso apresenta vantagens como:

  • Maior agilidade na tomada de decisões;
  • Maior capacitação e motivação dos membros envolvidos;
  • Maior conhecimento do ambiente em que os funcionários trabalham;
  • Melhor relacionamento entre a empresa e o ambiente externo;
  • Redução de custos;
  • Crescimento do rendimento da empresa;
  • Simplificar a gestão empresarial.

Segundo um artigo escrito por George Deeb na revista Forbes de Dezembro de 2018, existem alguns passos a seguir para fazer um planeamento estratégico.

Esses passos são os seguintes:

  • Avaliar a indústria, Concorrência e Tendências do cliente – O primeiro passo para um planeamento estratégico é fazer um estudo do mercado no qual se enquadra o seu negócio. A dimensão da indústria, a rapidez de crescimento, quem é a concorrência, o que é que eles estão a fazer, que produtos é que os seus clientes querem, regulamentações governamentais, entre outros.
  • Realizar uma análise SWOT do seu negócio – Uma análise SWOT avalia as forças da sua empresa, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Defina a sua missão e visão – A declaração da sua missão deve responder a questões como “porque é que nós existimos”, “o que é que estamos a oferecer” e “para onde vamos”. Todas as declarações devem ser mensuráveis e ter um prazo.
  • Defina as metas de negócio para a sua empresa – Deverá como parte do planeamento estratégico, definir quais as coisas que precisam acontecer para fazer com que essas metas se realizem.
  • Estabeleça objetivos que vão até aos diferentes departamentos – Estes objetivos precisam de ser realistas, específicos, mensuráveis, atingíveis, orientados para os resultados e com um prazo.
  • Determine as necessidades de pessoal, budget e financeiros

Para além destes passos, a liderança deve procurar manter todos os colaboradores motivados.

Este planeamento estratégico poderá ser mais eficaz se enquanto empresa se utilizarem excelentes ferramentas para o efeito. Neste âmbito dispomos da solução ideal para si: o inWork software.

O inWork software permite-lhe:

  • Otimizar atividades, tornando as atividades de planeamento estratégico mais simples e rápidas;
  • Integrar ferramentas;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Automização do trabalho administrativo;
  • Informação mais confiável;
  • Maior agilidade a fazer decisões.

Saiba mais em: www.inwork.software

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *