Envolver os colaboradores na organização

Envolver os colaboradores na organização

Colaboradores

Os colaboradores são o que de mais valioso integra uma organização, pois é através deles que se desenvolvem as atividades a realizar, o que vai por sua vez determinar o sucesso de uma empresa. Por isso torna-se importante incentivar a motivação no trabalho e, além disso envolver os colaboradores através de uma análise comportamental.

Para continuar a desenvolver este tema é importante ressaltar que motivação no trabalho e envolvimento são duas coisas diferentes.

A motivação é algo pessoal pois são as características individuais que fazem com que por exemplo uma pessoa acorde cedo para fazer uma determinada atividade.

Por outro lado, o envolvimento está mais relacionado a fatores externos, sendo por isso passível de ser desenvolvido pelos líderes nos colaboradores.

Torna-se vantajoso então direcionar os esforços para envolver os colaboradores, porque quando eles estão envolvidos, irão adotar para si os objetivos e valores da organização.

Então, como é que se promove o envolvimento dos colaboradores?

É necessário existir uma comunicação contínua e efetiva e, para que isto aconteça é necessário ter informações sobre o comportamento dos colaboradores. A análise do perfil comportamental dá-lhe informações sobre como é que as pessoas reagem às mais variadas situações. Essas informações tornam-se úteis para identificar quais são as suas habilidades, forças, fraquezas, capacidade de liderança, entre outras coisas.

Se conhecermos as características de cada profissional, a comunicação irá ser tranquila, amigável e eficiente.

Através do mapeamento do perfil dos profissionais, é possível saber o que estimula cada um dos colaboradores e também trabalhar os pontos necessários para aumentar a motivação.

O objetivo é ter o profissional ideal a desempenhar as funções certas. Isto vai contribuir para um aumento da satisfação, motivação e produtividade, diminuição de rotatividade e retenção de talentos.

Como é que se faz o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores?

Isto é feito através da resolução de um questionário, o que pode ser feito de forma automatizada, tendo como consequência a otimização do tempo e garante que o teste seja assertivo. Assim fica mais simples fazer uma análise significativa e de fácil compreensão.

Para fazê-la de uma forma automatizada, temos a solução ideal para si, o inWork Software.

O ERP inWork permite-lhe usufruir de vantagens como:

  • Formulários personalizáveis, que complementam a recolha e tratamento da informação;
  • Centralização, integração e uniformização da informação;
  • Comunicação objetiva e eficaz em toda a empresa;
  • Melhoria da capacidade de resposta e análise;
  • Manutenção de um historial claro do cliente;
  • Entre outras coisas.

Saiba mais em: www.inwork.software

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *