O teletrabalho como nunca o tínhamos conhecido

O teletrabalho como nunca o tínhamos conhecido

Teletrabalho

Estas últimas semanas e dias têm sido dias de uma nova realidade, cheios de incertezas e de adaptações, muitas empresas decretaram o Lay Off e outras optaram pelo teletrabalho, e é mesmo sobre o teletrabalho que vamos falar.

O COVID-19 veio trazer muitas mudanças e adaptações nas empresas, originou que muitas optassem por colocar os seus colaboradores em regime de teletrabalho, usando ferramentas de comunicação à distância, como é o caso do nosso software de gestão remoto.

O nosso software de gestão inWork permite trabalhar remotamente sempre com o mesmo indicie de produtividade, os nossos profissionais estão sempre disponíveis para o atender e ajudar em qualquer dúvida que surja.

Esta capacidade de adaptação e de mudança, optando pelo teletrabalho, muito provavelmente vai mudar as nossas vidas e criar novos hábitos de trabalho e de relacionamento.

Mas a grande vantagem do teletrabalho nos dias que correm é a possibilidade de podermos continuar as nossas atividades, mesmo que seja à distância. Portugal não pode parar e as empresas também não, até porque são elas um dos motores de desenvolvimento da nossa economia.

Mas a grande questão é como podemos ser produtivos em teletrabalho havendo enumeras distrações.

Deixamos-lhe de seguida algumas recomendações e boas práticas para se tornar produtivo em teletrabalho:

1. Ter um espaço definido para trabalhar

Se escolhermos um espaço onde está a família a produtividade baixa devido às enumeras distrações associadas, mas se optarmos um espaço calmo onde podemos manter o foco essa rentabilidade aumentará.

2. Desativar notificações no telemóvel

É importante mantermo-nos informados, mas quando estamos a trabalhar é igualmente importante mantermos a produtividade sem com o foco nos resultados diários. Para tal desativar as notificações do telemóvel enquanto estamos a trabalhar é um dos pontos fundamentais para quem está em regime de teletrabalho.

3. Fazer pausas

Fazer pausas é essencial quando não estamos a ser produtivos. Existem momentos em que a produtividade baixa, não porque exista uma explicação mas sim porque pode simplesmente acontecer. Um intervalo de cinco minutos pode fazer diferença.

4. Definir um horário de trabalho 

Definir um horário de trabalho é uma das coisas fundamentais para a organização diária de cada um. Definindo este horário podemos conciliar a vida familiar com a vida profissional sem qualquer problema, prestando assim atenção aos filhos e dando auxilio à restante família, bem como ainda podermos fazer atividades que gostamos e que nos fazem relaxar.

5. Consumir notícias uma ou duas vezes por dia

Com esta pandemia a acontecer somos bombardeados com noticias a todos os minutos, é importante manter o foco e saber a altura do dia e o meio de comunicação social que escolhemos para saber as novidades. A recomendação deixada é saber as noticias na hora de almoço pelos diversos telejornais e o mesmo à noite.

6. Praticar exercício físico

É fundamental mantermo-nos ativos e saudáveis, mesmo que em casa. Praticar exercício fisico aumenta a nossa energia, a nossa produtividade e a nossa saúde física e mental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *