Como as empresas se podem adaptar ao “novo normal”

Como as empresas se podem adaptar ao “novo normal”

Novo normal COVID-19

Os impactos do Coronavírus afetaram de forma direta a rotina de todas as empresas a nível global. Por conta da epidemia, muitas empresas passaram a adotar a prática do home office e o teletrabalho.

Em momentos como este, o foco deve centrar-se na saúde das pessoas e no controle da COVID-19, tendo as empresas um papel fundamental, flexibilizando rotinas de trabalho, disponibilizando serviços
e informações relevantes.

Que cuidados devemos ter no período de desconfinamento?

Estabeleça um canal de comunicação direto com sua equipe

Como forma de evitar o máximo de contacto físico, é de grande importância a criação de um canal de comunicação comum, de forma a passar as principais informações.

Promova a lavagem regular e completa das mãos de funcionários, colaboradores e clientes

Coloque dispensadores para higienizar as mãos em locais destacados no trabalho. Certifique-se de que esses materiais sejam recarregados regularmente.

Exiba cartazes promovendo a lavagem das mãos. Estes materiais podem ser solicitados às autoridades de saúde pública local ou consultando o site da DGS.

Promova uma boa higiene respiratória no local de trabalho

Ofereça máscaras faciais ou lenços descatáveis àqueles que tenham secreção ou tosse, uma boa higiene respiratória impede a propagação do covid-19.

Aconselhe os funcionários e colaboradores a manterem o distanciamento de 2 metros

Como forma de evitar a propagação de possível contágio, promova o distanciamento social dentro do espaço de trabalho, assim como o fluxo de entrada e saída de clientes no estabelecimento obedecendo todas as regras

O impacto na economia

Num curto espaço de tempo, a pandemia gerou uma crise económica sem precedentes. Os impactos de longo prazo vão depender de quão rapidamente o novo coronavírus vai ser vencido.

Numa economia aberta como a portuguesa, os efeitos negativos da pandemia covid-19, que obrigou ao confinamento da população e ao encerramento da atividade económica quase na totalidade, fazem-se sentir nos principais setores da economia e na vida das empresas portuguesas e dos seus colaboradores.

Sendo esta constituída maioritariamente por pequenas e médias empresas, onde a atividade exportadora representa 44 por cento do PIB nacional, a abertura do exterior aos bens e serviços portugueses será um dos fatores importantes para a retoma da atividade económica. Por outro lado, as empresas portuguesas, num contexto geral, estão a saber adaptar-se à nova realidade.

Como as empresas se estão a adaptar à nova realidade?

Em tempos de profunda transformação, muitas empresas procuram soluções no digital, procuram tendências que usam tecnologias e plataformas emergentes. As videoconferências, as transmissões “ao vivo”, bem como a realidade virtual, aumentada e híbrida, servem agora para remodelar os modelos de negócios e envolver os consumidores de formas mais criativas.

Uma das principais formas de adaptação encontrada nos mais diversos negócios foi a migração do seu modelo de comunicação e venda dos seus produtos e serviços para plataformas online, recorrendo a um reforço da sua presença nas redes sociais, a criação de lojas online para poderem continuar a vender mesmo como lojas físicas encerradas, apostando também no delivery.

A criação de uma loja online mostrou-se ser uma mais valia no decorrer da crise, trazendo como vantagens básicas, o corte em despesas básicas como renda, água, luz, etc. Podendo explorar este negócio a partir de qualquer lado, como em sua casa, dispensando a mesma manutenção do de um espaço real, necessitando assim de menos mão-de-obra para funcionar.

Algumas das vantagens de ter um loja online:

  • Loja aberta 24h por dia.
  • Maior visibilidade aos seus produtos e serviços.
  • Maior poder de alcance de potenciais clientes.
  • Montra permanente e global

Se o seu negócio está a passar por dificuldades, acreditamos que esta será uma optima forma de superar esta crise, dado a todas a vantagens acima referidas.

Como a inWork pode ajuda-lo nesse processo?

A loja online inWork WEBSTORE está completamente integrada no seu software de gestão facilitando a sua manutenção e permite que os dados sejam detalhados e estejam constantemente atualizados, fatores extremamente importantes no sucesso da sua loja online.

As lojas online são uma tendência mundial e com grande crescimento e aceitação a nível nacional. Com a chegada do covid-19 os consumidores estão a optar por fazer as suas compras na internet evitando deslocações a lojas.

Através de uma loja online irá alcançar novos públicos, sem limitações geográficas, com alargamento do horário ao mesmo tempo que fideliza o seu público tradicional fornecendo-lhe informação mais detalhada sobre o seus produtos.

Com design personalizado e uma gestão eficiente dos stocks vai aumentar a confiança do consumidor proporcionando-lhe comodidade, liberdade e flexibilidade no seu timing de decisão.

Liberte-se do espaço físico da sua loja e esteja presente globalmente junto do seu cliente com melhor informação dos seus produtos, tornando o seu negócio verdadeiramente escalável com custos reduzidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *