Que erros deve evitar na sua loja online?

Que erros deve evitar na sua loja online?

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O contexto de crise pandémica e de confinamento sócio-económico obrigou as pessoas a um consumo mais digital nestes meses. Mas, a tendência veio para ficar, e crescer. Está a ser, também em Portugal, uma oportunidade para o sector, mas urge aproveitar a onda para emendar os erros que muitas empresas e marcas, inclusive conceituadas no mercado, cometeram (e estão a cometer). Neste artigo iremos abordar alguns erros a evitar na sua loja online.

Erros comuns no processo de vendas online:

  • Não focar na experiência do utilizador/comprador:

Mais importante do que um design atractivo, é priorizar a experiência de navegação do utilizador dentro de seu ambiente virtual. Isto é, as pessoas devem fazer o menor esforço possível para obter as informações de interesse. Deste modo, o processo de compra não pode ser algo exaustivo e complicado. A organização da informação dentro do site também precisa estar bem estruturada para que as pessoas não se percam e fechem a página em poucos instantes.

Os produtos devem ser divididos em categorias para melhorar a hierarquia da informação, o site deve responder rápido e o layout deve ser clean e intuitivo. Tudo isso contribui bastante para aumentar a permanência dos consumidores dentro de sua página de vendas e consequentemente aumentar a chance de efetuar uma transção.

  • Não possuir um site com layout responsivo:

Outro erro significativo é não possuir um site adaptado para dispositivos móveis. Imagine que um consumidor interessado no seu produto tente acedê-lo a partir de um smartphone. Se essa experiência não for agradável, esse mesmo consumidor pode sair rapidamente do seu site e nunca mais voltar.

Por essa razão, exija que a sua loja online tenha um layout responsivo para que as informações de seu site sejam exibidas facilmente em qualquer tipo de dispositivo.

  • Falta de descrição dos produtos:

Muitas vezes, as descrições dos produtos estão incompletas e as imagens são inexistentes ou de fraca qualidade. Isso interfere muito na experiência do utilizador e também na otimização do site. Este é um dos erros mais comuns nas lojas online e difícil de resolver se esta não estiver completamente integrada no seu software de gestão.

Uma boa forma de obter maior alcance da sua loja online é melhorar o seu posicionamento nos motores de pesquisa, p. ex. no Google. Isso passa pela utilização de palavras-chave relacionadas com os seus produtos e elaborar uma descrição e apresentação mais completa. Assim, quando o consumidor fizer uma pesquisa relacionada com o seu produto no motor de busca, a sua marca será exibida nos resultados.

Isto é fundamental para aumentar o número de visitas ao seu site e ampliar a possibilidade de realizar vendas.

  • Atendimento online de baixa qualidade:

No e-commerce, o consumidor não tem a possibilidade de “tocar” no produto para se sentir seguro em relação à compra. Um atendimento de qualidade deve ser uma das prioridades aumentando a confiança e segurança do consumidor e evitar que abandone ou anule a sua compra.

É por isso necessário adotar um script que defina as ações e a comunicação em cada canal e situação. Por outro lado, os canais escolhidos devem ser identificados e acompanhados permanentemente. Deve escolher, por exemplo, chat online, redes sociais, contacto telefónico ou outros que se adeqúem ao perfil dos seus consumidores.

  • Não possuir uma logística eficiente:

A ausência de contato físico nas transações via internet gera mais expectativa do consumidor para a receção da mercadoria. Por isso é tão importante que a logística seja impecável e permita localizar o produto no no stock de imediato e enviado rapidamente para o consumidor.

É bom que o prazo de entrega seja inferior ao acordado no ato da compra surpreendendo pela positiva o cliente. Além de transparecer mais confiança, essa experiência agradável é um dos fatores que influenciam a decisão de uma próxima compra e até mesmo, a fidelização do cliente.

Outro aspecto fundamental é pensar na logística reversa, as devoluções e trocas podem ocorrer a qualquer momento, e devemos estar preparados.

Tenha uma rota definida para o caminho de volta, caso isso aconteça, e garanta a excelência em cada ponto de contato com o consumidor.

Um indicador para descobrir se a logística tem sido eficaz, passa por realizar uma pesquisa de satisfação com os consumidores, solicitando que os mesmos deem uma nota de 0 a 5 em relação à possibilidade de indicarem seu negócio/produto. Assim, será possível aprimorar cada vez mais o processo de gestão e entrega dos produtos.

Uma vez que já ficou alertado para alguns erros comuns no negócio online, escolha as ferramentas e parceiros certos para implementar ou melhorar a sua loja online.

 

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